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Clips do solo Saída de Emergência, espetáculo integrante do repertório do Grupo de Teatro Celeiro das Antas, roteiro, execução e direção José Regino (Palhaço Zambelê). VER E ESCREVER COMENTÁRIO

Criação de Números Cômicos

A oficina de ”Criação de Números Cômicos“ é dirigida aos artistas que trabalham com a nobre arte do Riso, em especial Palhaços e Comediantes. Proposta de Oficina “CRIAÇÃO DE NÚMEROS CÔMICOS” Procedimentos e Condutas para a Construção do Riso APRESENTAÇÃO Muitos estudos têm sido realizados sobre o Riso no decorrer da história. Fala-se a todo canto da importância do Riso na vida cotidiana, mas muito pouco tem se falado sobre como fazer Rir. O princípio da arte do Riso não está no que se diz, mas no como se diz. Todo artista trabalha, acima de tudo, com a sua percepção, quando a atinge verdadeiramente, a arte torna-se provocadora, transformadora, e uma vez que ele encontra no inconsciente não apenas sua individualidade, mas também os elos que o une aos outros, é aí que se encontra o ponto de partida e, paradoxalmente, o ponto de chegada da Arte do Riso. Para que o Riso ocorra, há que se estabelecer entre artista e platéia uma relação de cumplicidade. O público somente chega ao estado perm...

A Dramaturgia de Uma Encenação Cômica

A oficina “A Dramaturgia de uma Encenação Cômica – O desempenho do ator na construção do Riso” é dirigida a atores que desejam conhecer ou ampliar seus conhecimentos na arte de fazer rir. Proposta de Oficina A DRAMATURGIA DE UMA ENCENAÇÃO CÔMICA O desempenho do ator na construção do Riso APRESENTAÇÃO Muitos estudos têm sido realizados sobre o Riso no decorrer da história, filósofos, historiadores, psicólogos, artistas se debruçaram sobre esse tema. Não é difícil escolher um título nas estantes de uma livraria, tamanha a oferta sobre o assunto. Fala-se a todo canto da importância do Riso na vida cotidiana, mas muito pouco tem se falado sobre como fazer Rir. Esta foi a minha proposta de pesquisa para o curso de Mestrado do Departamento de Artes da Universidade de Brasília, pesquisar sobre os procedimentos e condutas que possam ajudar o ator a entender melhor a construção do cômico nas artes dos espetáculos, e é esta pesquisa que estou disponibilizando em forma de oficina. Quando essa ofi...

Iniciando na Arte do Palhaço

A oficina “Iniciando na Arte do Palhaço” é dirigida às pessoas que desejam conhecer e trabalhar com a arte do Palhaço, ou artistas cênicos que queiram ampliar suas possibilidades técnicas. Não é necessário ter iniciação em teatro. Proposta de Oficina INICIANDO NA ARTE DO PALHAÇO A Busca de um Caminho Pessoal para a Construção do Riso APRESENTAÇÃO O Palhaço como conhecemos hoje, surge no circo no século XIX, com a função de divertir o público fazendo rir das atrapalhadas e estúpidas ações humanas. Com a falência de muitas companhias circenses na primeira metade do século XX, muitos artistas foram obrigados a buscar novos espaços de trabalho, alguns migraram para teatros e casas de espetáculos de variedades, desassociando a figura do palhaço do seu espaço de origem. Muitos artistas alcançaram grande destaque como solistas cômicos, lançando ao grande público uma nova forma de olhar a arte do Palhaço. Na segunda metade do século XX muitos artistas viram nestes grandes mestres um caminho pa...

O Desempenho do Ator na Construção do Riso

UFFFA!.. Demorou, mas aqui está. Pronto! Agora vocês podem ler o que fiquei mais de dois anos elaborando. Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa que começa informalmente quando eu me iniciei nos estudos das artes cênicas e tive contato com as obras do mestre Constantin Stanislavski. Vi que era possível ter respostas para muitas coisas que normalmente consideramos ser assim porque assim é. O desenvolvimento de uma técnica específica sobre o fazer artístico sempre me fascinou. Sempre quis saber como funciona o Riso e seus mecanismos de construção. Tive a oportunidade de conviver e trabalhar com artistas fenomenais que foram contribuindo com meu conhecimento e ampliando as minhas dúvidas, e foram elas, as dúvidas, que definiram o caminho que me trouxe a esse resultado. É bom dizer que essa dissertação não tem a pretensão de trazer respostas definitivas para nenhuma das dúvidas que me acompanharam por esse caminho, ela apenas atendeu as minhas necessidades imediatas de definir parâ...

Ao Mestre com Carinho I

Mestre Solón. Nessa minha vida dedicada ao teatro , muitos Mestres tenho encontrado e deles recebido ensinamentos que guardo para sempre , não apenas nas páginas dos diários de bordo , mas na memória e no coração . Ensinamentos que marcaram profundamente a minha forma de fazer e entender o teatro . Na minha formação como bonequeiro , tive o privilégio de conviver com alguns Mestres de Mamulengo [1] e brincantes populares como Solón, Saúba, Carlinhos Babau e Paulo de Tarso . Trabalhei durante seis meses no Grupo Mamulengo Só-Riso [ 2] que na época , investigava os princípios de construção das cenas de várias manifestações populares com foco no Mamulengo. O Mestre Solón, brincante de Mamulengos, tinha um modo todo peculiar de expor seus conhecimentos . Um dia em Carpina interior de Pernambuco, eu e o Chico Simões [3] fomos à casa do Mestre Solón encomendar um lote de bonecos . Eu queria adquirir um boneco com feições d...

Ao Mestre com Carinho II

Mestre Zezito Em Brasília convivi com o Mestre Zezito [1] (1949 – 2006). Trabalhávamos nas coxias da sala Villa Lobos do Teatro Nacional , repassando os números que iríamos apresentar . Éramos vários artistas , convidados a participar de uma cerimônia de entrega de prêmios . A abertura seria com todos os artistas . Entrávamos, em cena , erguidos pelo elevador do palco , assim que ele parava, tomávamos a cena realizando pequenos trechos dos números que seriam apresentados naquela noite . Na coxia , quanto estava repassando o meu número , o Mestre Zezito que vinha cruzando o palco se ateve, ficou ali parado assistindo ao número . Quando conclui a minha passagem ele se aproximou, e com voz suave e bastante cautela , falava como quem pedia licença , com um extremo cuidado e uma segurança típica dos Mestres : - Zé , ta errado, você não pode fazer assim como você esta fazendo. Não é por nada não , assim não funciona. Presta atenç...