A Dramaturgia de Uma Encenação Cômica

A oficina “A Dramaturgia de uma Encenação Cômica – O desempenho do ator na construção do Riso” é dirigida a atores que desejam conhecer ou ampliar seus conhecimentos na arte de fazer rir.

Proposta de Oficina

A DRAMATURGIA DE UMA ENCENAÇÃO CÔMICA
O desempenho do ator na construção do Riso


APRESENTAÇÃO

Muitos estudos têm sido realizados sobre o Riso no decorrer da história, filósofos, historiadores, psicólogos, artistas se debruçaram sobre esse tema. Não é difícil escolher um título nas estantes de uma livraria, tamanha a oferta sobre o assunto. Fala-se a todo canto da importância do Riso na vida cotidiana, mas muito pouco tem se falado sobre como fazer Rir. Esta foi a minha proposta de pesquisa para o curso de Mestrado do Departamento de Artes da Universidade de Brasília, pesquisar sobre os procedimentos e condutas que possam ajudar o ator a entender melhor a construção do cômico nas artes dos espetáculos, e é esta pesquisa que estou disponibilizando em forma de oficina.

Quando essa oficina foi ministrada na cidade de Berlin na Alemanha nos anos de 2007 e 8, para um grupo de atores formados em diferentes escolas de teatro, a avaliação feita pelos alunos qualificou o conteúdo da oficina como altamente elucidativo no que diz respeito aos processos da construção do cômico e a eficiência da sua aplicação.

OBJETIVOS

Trabalhar com atores que queiram conhecer as especificidades da atuação cômica e com atores que desejam ampliar seu repertório de técnicas cômicas, compreendendo o mecanismo do cômico e as suas diferentes possibilidades de utilização.

CONTEÚDO

Método das Ações físicas na construção da personagem cômico.
Espécies do cômico definidos por Freud e seus diferentes funcionamentos na mente humana.
Os diferentes conceitos sobre o riso, alguns equívocos e grandes acertos.
Ambientes favoráveis e desfavoráveis para a construção do cômico.
Técnicas de improvisação.
A realidade como referência na construção cômica.

METODOLOGIA

Aulas práticas e teóricas constando de: trabalhos corporais, auto observação, jogos e técnicas de improvisação, construção de cenas a partir de textos e situações dramáticas.

CARGA HORÁRIA
Mínima de 20 h/a

NÚMERO DE VAGAS
20 alunos por turma.

PÚBLICO ALVO

Grupos de teatro e dança profissionais ou amadores, diretores, dramaturgos, coreógrafos etc. Pessoas que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a arte de fazer Rir.

PRÉ-REQUISITO
Ter no mínimo 15 anos de idade e ter participado de pelo menos uma montagem teatral.

ESPAÇO FÍSICO NECESSÁRIO

Sala ampla e livre, onde os alunos possam circular com liberdade de espaço e que resguarde a privacidade do grupo.

MATERIAL NECESSÁRIO

Aparelho de som com CD.
Água para beber.
Cópias xérox, em média de três por pessoa.

Obs.: Os alunos devem comparecer vestidos com roupas adequadas para o trabalho físico.

OFICINEIRO

José Regino de Oliveira, é: Palhaço, Arte Educador, Diretor e Ator de Teatro, Cenógrafo e Figurinista, graduado pela Fundação Brasileira de Teatro e Mestre em Arte em Processos Composicionais Para a Cena pela Universidade de Brasília (UnB), concluído com a dissertação “A Dramaturgia da Atuação Cômica - O Desempenho do Ator na Construção do Riso”. Em Brasília fundou o Grupo de Teatro Celeiro das Antas, foi professor de Direção Teatral no Departamento de Artes Cênicas da UnB, consultor técnico em Arte Educação da UNESCO atuando no Ministério do Meio Ambiente. Participou com seus trabalhos de festivais em vários estados do Brasil, Espanha, EUA, Portugal, Itália, Alemanha e Malta. Na sua formação de palhaço foi aluno de Carlos Tamanini.

A título de atualização, tem participado de cursos oferecidos por nomes como: dança: Graziela Rodrigues; Teatro: Eugênio Barba, Julia Varley, Antunes Filho, Luiz Carlos Vasconcelos, Roberto Mallet, Luiz Fugante; Palhaços: Hilary Chaplain, Leo Bassi, Leris Colombaioni, Grupo Lume, Márcio Libar e Ésio Magalhães; Bufão com Daniela Carmona.

Trabalhou na cidade de Berlim na Alemanha a convite da Companhia Working Party, dirigindo, roteirizando e atuando nos novos espetáculos cômicos da Companhia. Atualmente em Brasília dirigi e roteiriza o novo espetáculo Columpio da companhia Circo Rebote e está em cartaz com Alma de Peixe - Teatro para Bebês, primeira montagem do Núcleo de Pesquisa em Arte para Bebês do Celeiro das Antas, assinando roteiro, direção, cenário, figurinos e bonecos.

VER E ESCREVER COMENTÁRIO

Postagens mais visitadas deste blog

MINHAS ILUSTRAÇÕES