A Comicidade no Jogo do Palhaço

Oficina dirigida a Palhaços, Malabaristas, Acrobatas e Virtuosos que trabalham com o objetivo de provocar o Riso.

Proposta de Oficina

A COMICIDADE NO JOGO DO PALHAÇO

APRESENTAÇÃO

A oficina A Comicidade no Jogo do Palhaço aborda de forma direta e objetiva os procedimentos básicos e as condutas necessárias para gerar a comicidade a partir das ações no jogo específico da Palhaçaria.

Tendo como foco a diferença entre jogo e cena. Acredita-se que conhecendo os elementos que os distingue torna-se possível a manipulação e reformulação com o propósito de alcançar o Riso como resultado do jogo cômico.

OBJETIVO

Elucidar aos artistas que queiram se iniciar ou aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento do jogo do Palhaço, os procedimentos, mecanismos de construção e princípios de atuação para que ele possa tirar melhor proveito do seu desempenho na arte do Palhaço.

Obs: Essa oficina não funciona como iniciação de Palhaços.

CONTEÚDO

A escolha das Ações físicas na construção do jogo.
A diferença entre cena, número e jogo.
Os diferentes conceitos sobre o riso, alguns equívocos e grandes acertos.
Técnicas de improvisação.
Humor físico e humor verbal.
O tradicional jogo entre Branco e Augusto.
Ambientes favoráveis e desfavoráveis para a construção do cômico.
A realidade como referência na construção cômica.

METODOLOGIA

Aulas teórico/práticas constando de: trabalhos corporais, estudos de conceitos, aplicação em cenas construídas a partir de improvisações e jogos ou cenas existentes no repertório dos participantes.

CARGA HORÁRIA
De 16 h/a no mínimo.

NÚMERO DE VAGAS
16 alunos por turma.

PÚBLICO ALVO

Pessoas que tenham iniciação na arte de fazer rir, palhaços, atores cômicos, comediantes e diretores de teatro.

PRÉ-REQUISITO
Ter no mínimo 15 anos de idade e ter participado de pelo menos uma montagem teatral.

ESPAÇO FÍSICO NECESSÁRIO

Sala ampla e livre, onde os alunos possam circular com liberdade de espaço e que resguarde a privacidade do grupo.

MATERIAL NECESSÁRIO

Um ponto de energia (tomada) de fácil acesso.
Água para beber.

Obs: Os alunos devem comparecer vestidos com roupas adequadas para o trabalho físico e com os equipamentos e figurinos que utilizam nas apresentações dos números e das cenas.

OFICINEIRO

José Regino de Oliveira, é: Palhaço, Arte Educador, Diretor e Ator de Teatro, Cenógrafo e Figurinista, graduado pela Fundação Brasileira de Teatro e Mestre em Arte em Processos Composicionais Para a Cena pela Universidade de Brasília (UnB), concluído com a dissertação “A Dramaturgia da Atuação Cômica - O Desempenho do Ator na Construção do Riso”. Em Brasília fundou o Grupo de Teatro Celeiro das Antas, foi professor de Direção Teatral no Departamento de Artes Cênicas da UnB, consultor técnico em Arte Educação da UNESCO atuando no Ministério do Meio Ambiente. Participou com seus trabalhos de festivais em vários estados do Brasil, Espanha, EUA, Portugal, Itália, Alemanha e Malta. Na sua formação de palhaço foi aluno de Carlos Tamanini.

A título de atualização, tem participado de cursos oferecidos por nomes como: dança: Graziela Rodrigues; Teatro: Eugênio Barba, Julia Varley, Antunes Filho, Luiz Carlos Vasconcelos, Roberto Mallet, Luiz Fugante; Palhaços: Hilary Chaplain, Leo Bassi, Leris Colombaioni, Grupo Lume, Márcio Libar e Ésio Magalhães; Bufão com Daniela Carmona.

Trabalhou na cidade de Berlim na Alemanha a convite da Companhia Working Party, dirigindo, roteirizando e atuando nos novos espetáculos cômicos da Companhia. Atualmente em Brasília dirigi e roteiriza o novo espetáculo Columpio da companhia Circo Rebote e está em cartaz com Alma de Peixe - Teatro para Bebês, primeira montagem do Núcleo de Pesquisa em Arte para Bebês do Celeiro das Antas, assinando roteiro, direção, cenário, figurinos e bonecos.


VER E ESCREVER COMENTÁRIO

Postagens mais visitadas deste blog

MINHAS ILUSTRAÇÕES